Definição

Hiperplasia Prostática Benigna (HPB) é uma condição definida por uma elevada multiplicação do número de células da próstata promovendo, consequentemente, o aumento do volume deste órgão. Como o próprio nome já diz, esta é uma doença benigna e provavelmente é ocasionada por um desequilíbrio entre a proliferação e a morte celular. 

O componente genético é evidente nesta patologia, sendo o principal fator de risco a idade, onde estima-se que quase 90% dos homens acima de 80 anos de idade apresentam HPB.

Sintomas

Os sintomas da HPB podem ser divididos em sintomas de esvaziamento e armazenamento. Basicamente o paciente com esta doença começa a apresentar hesitação para urinar (fazer força para iniciar a micção), jato urinário fraco, gotejamento de urina após terminar a micção, sensação de esvaziamento incompleto da bexiga, aumento da frequência urinária, despertar várias vezes na noite para urinar, entre outros sintomas.

Diagnóstico

O diagnóstico da HPB é realizado pela história clínica do paciente, podendo-se preencher alguns questionários como, por exemplo, o IPSS (International Prostate Symptom Score) que são perguntas diretas sobre a maneira como o paciente urina.

Além disso, no exame físico realiza-se o toque retal para poder ter uma estimativa do volume prostático e avaliar a forma e consistência do órgão.

A ultrassonografia da próstata e do aparelho urinário também podem trazer informações importantes como um volume prostático mais acurado e, também, a avaliação do resíduo pós-miccional (quantidade de urina que sobra na bexiga após a micção). Além disso, o exame de urina e o PSA também devem ser realizados. 

Tratamento

O tratamento da Hiperplasia Prostática deve ser sempre individualizado de acordo com as queixas de cada paciente e a gravidade do quadro. O principal a ser avaliado é a piora da qualidade de vida devida aos sintomas apresentados.

Inicialmente podemos realizar o tratamento com uso de medicamentos de forma contínua. Porém, alguns pacientes necessitarão de tratamento cirúrgico.

Nas modalidades cirúrgicas, hoje em dia, dispomos de diversas técnicas e procedimentos. Cada caso deve ser avaliado e proposto o tratamento mais adequado.

Mauro Ghedini Costa

Urologista 

CRM-RS: 41.415 / RQE: 38.106

× Gostaria de marcar uma consulta!