A Hiperplasia Prostática Benigna (HPB) é uma condição que afeta muitos homens a partir dos 40 anos de idade. Ela é ocasionada pelo crescimento da glândula prostática que acaba causando uma dificuldade no esvaziamento da bexiga. Essa dificuldade é justificada pelo fato da urina literalmente passar no meio da próstata, então quando este órgão aumenta de volume, a passagem da urina fica dificultada.

Os sintomas da HPB são muito conhecidos pelos homens e incluem: dificuldade de iniciar a micção, jato urinário fraco, dificuldade de esvaziar a bexiga por completo, idas frequentes ao banheiro, levantar-se diversas vezes para urinar de noite, gotejamento após terminar de urinar.

O tratamento da HPB vem evoluindo ao longo de muitos anos, iniciando com a medicação para os casos mais iniciais, passando pelas cirurgias abertas (já pouco realizadas), evoluindo com a RTU (“raspagem”) e chegando, mais recentemente, às técnicas mais modernas de procedimentos minimamente invasivos.

O Rezūm é um procedimento minimamente invasivo utilizado para tratar o aumento benigno da próstata, uma condição conhecida como hiperplasia prostática benigna (HPB). Ele foi desenvolvido como uma alternativa aos tratamentos mais tradicionais, como a cirurgia aberta ou a resseção transuretral da próstata (RTU), que podem estar associados a complicações e um período de internação e recuperação mais prolongado.

Esta técnica inovadora utiliza a tecnologia de vapor de água para reduzir o excesso de tecido da próstata, aliviando assim os sintomas urinários causados pelo crescimento dessa glândula. Durante o procedimento, o médico insere um dispositivo na uretra, através do qual vapor de água é aplicado nos tecidos da próstata. Esse vapor provoca a morte das células do tecido excessivo, que eventualmente são absorvidas pelo corpo, reduzindo o tamanho da próstata e aliviando os sintomas com o decorrer do tempo.

É um procedimento realizado de forma ambulatorial, sob anestesia local e sedação.

O paciente pode receber alta logo após o término e o risco de complicações da técnica é muito baixo. A melhora dos sintomas é gradativa após o procedimento, sendo notado o seu efeito máximo a partir de 90 dias após a realização.

Esta tecnologia já é utilizada nos Estados Unidos há mais de 8 anos. No Brasil a técnica chegou em 2023 e nossa equipe, em Passo Fundo, já conta com esta inovação para atender nossos pacientes e proporcionar o que há de mais moderno no tratamento da hiperplasia da próstata.

Mauro Ghedini Costa

Urologista

CRM 41.415

× Gostaria de marcar uma consulta!